O real motivo da desavença entre as nações, urge por conta da aceitação do Reino Unido em criar passaportes BNO para 3 milhões de cidadãos Chineses de Hong Kong.
Escrita Por: Administração | Publicado: 4 years ago | Vizualizações: 8043 | Categoria: Politica
Segundo o site Bloomberg, "A posição chinesa é de que o Reino Unido havia quebrado uma promessa feita antes do retorno de Hong Kong, em 1997, ao governo chinês, de não conferir direito de residência aos cidadãos chineses em Hong Kong que possuem passaportes".
"Dado que o lado britânico quebrou seu compromisso primeiro, o lado chinês considerará deixar de reconhecer os passaportes do BNO como documentos de viagem válidos e se reserva o direito de tomar outras ações", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin ".
Atualmente, existem 350.000 titulares de passaportes do BNO e eles normalmente reservam os documentos para entrar em países como o Reino Unido, o Japão ou os EUA.
A decisão de reconhecer esse documento é do país que recebe o visitante.
FONTE: site Bloomberg, edição de 23 de Julho de 2020, Disponível em <https://www.bloomberg.com/news/articles/2020-07-23/china-may-refuse-to-accept-british-national-overseas-passports>