Parque de Gestão de Tráfego Recebeu Mais de 300 Mil Camiões no Primeiro Ano
A Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC, na sigla em inglês) revelou que o parque de gestão de tráfego de camiões, localizado em Pessene, no distrito da Moamba, na província de Maputo, ao longo da Estrada Nacional Número 4 (N4), já recebeu 346 mil camiões desde que começou a funcionar em Novembro do ano passado.
Escrita Por: Administração |
Publicado: 1 week ago |
Vizualizações: 155 |
Categoria: Economia
Citada pelo portal Carta de Moçambique, a entidade explicou que o parque recebe uma média diária de 948 camiões, na sua maioria de transporte de minério, tendo feito um balanço positivo do desempenho da infra-estrutura. O parque de Pessene foi criado com o objectivo de mitigar o congestionamento na N4, proporcionando o estacionamento temporário, fazendo uma gestão adequada do tráfego com destino ao Porto de Maputo.
Avaliado em três milhões de dólares, o projecto foi lançado em Abril, pelo Ministério dos Transportes e Comunicações, numa iniciativa levada a cabo pelo Governo Provincial de Maputo, que tem como objectivo agilizar as operações e aumentar a eficiência comercial ao longo do Corredor de Maputo.
A primeira fase das obras teve a duração de aproximadamente 90 dias e priorizou trabalhos essenciais de base, como limpeza, nivelamento, construção de cercas e fornecimento de serviços (água e energia), sendo que a segunda fase se concentrou na integração dos serviços comerciais e no aumento das actividades portuárias no parque de gestão de tráfego de camiões.
“Os impactos do parque são notáveis; houve diminuição do congestionamento na N4 com um aumento considerável no volume de camiões recebido no Porto de Maputo. Verificámos uma maior eficiência portuária (os camiões têm entrada imediata pelo portão 1, não havendo filas à chegada) e também o aumento dos níveis de segurança na circulação”, descreveu a MPDC.