As audições desta semana iniciam com alguns dos nomes de topo do Banco de Moçambique à data dos factos. Destaque vai para Ernesto Gove, então governador do Banco Central e Silvina de Abreu, que era Directora do departamento de relações internacionais, comunicação e imagem na mesma instituição.
Escrita Por: Administração | Publicado: 3 years ago | Vizualizações: 35 | Categoria: Politica
Passaram já pela tenda montada na BO, 26 declarantes, gestores das empresas contratantes das dívidas ocultas, isto é, ProIndicus, Ematum e MAM, mas também das empresas accionistas destas e até de instituições reguladoras, tal é o caso do Banco de Moçambique
E a busca da prova continua esta semana, ainda com o foco no Banco Central, que teria autorizado a contratação dos empréstimos com aval do Estado, entretanto, o então governador, Ernesto Gove, dissera em 2016 não ter conhecimento.
Esta informação veio a cair por terra, até porque numa carta datada de 08 de Março de 2013, Eugénio Matlhaba, PCA da ProIndicus, solicitou ao Banco Central a homologação do acordo do empréstimo.
Seis dias depois, o Banco Central comunicou à ProIndicus a autorização da contratação do financiamento, através de um ofício subscrito por Silvina de Abreu e com o competente despacho do governador do Banco de Moçambique, Ernesto Gove, e pareceres internos.
Quer Ernesto Gove, quer Silvina de Abreu são chamados a explicar em tribunal o processo da contratação das dívidas e serão, alias, os primeiros declarantes da semana, devendo ser ouvidos na segunda-feira.
Da lista seguem Neusa Matos e Elónio Muiane, declarantes que deverão comparacer no tribunal na terça-feira.
Neusa Matos era assessora jurídica do então Presidente da República, Armando Guebuza e foi mencionada no interrogatório ao réu Renato Matusse, como vendedeira de uma casa comprada por este réu com o dinheiro do calote.
A mulher que viu o marido chorar em Tribunal e que implicada chegou a ser recolhida à cadeia, mas depois foi despronunciada vai também ser ouvida em Tribunal como declarante. Márcia Namburete é esposa do réu Sérgio Namburete e será ouvida na quinta-feira e no mesmo dia vai também prestart esclarecimentos Gilberto Mabjaia, que dele pouco se sabe.
Italma Pereira e Fernando Pereira fecham a semana. Serão ouvidos na sexta-feira. Tem ligações com o casal Leão e com a irmã de Ângela Leão, Mbanda Henning, tendo feito Negócios com esta e mais uma vez, o dinheiro do calote esteve envolvido.
Eleições Gerais: CIP Acusa Ministério Público de Ser “Selectivo” na Instauração de Processos
2 weeks agoEleições Gerais: Conselho Constitucional Antevê Proclamação Dos Resultados Até 23 de Dezembro
2 weeks agoManifestações Gerais: Munícipes Cumprem Três Dias de Luto Decretados Por Venâncio Mondlane
3 weeks ago