A bolsa nova-iorquina encerrou hoje sem direção, mas com um recorde do Dow Jones, uma sessão volátil, marcada por uma inflação nos EUA abaixo do esperado e resultados empresariais sólidos.
Escrita Por: Administração | Publicado: 3 years ago | Vizualizações: 4 | Categoria: Economia
Os resultados definitivos da sessão indicam que o seletivo Dow Jones Industrial Average estabeleceu um novo máximo no fim das transações, depois de valorizar 0,20%, para os 31.437,80 pontos.
Pelo contrário, o tecnológico Nasdaq recuou 0,25%, para as 13.972,53 unidades, e o alargado S&P500 abandonou 0,03%, para as 3.909,88.
Os investidores souberam no início da sessão que os números da taxa de inflação mensal nos EUA em janeiro foi de 0,3%, abaixo dos 0,4% esperados pelos analistas.
A subida dos preços está em todos os espíritos, devido à política acomodatícia (i.é, estimuladora do crescimento económico) do banco central dos EUA, a Reserva Federal (Fed), que está a inundar o mercado de liquidez, e da proposta do presidente Joe Biden, que pretende a aprovação de um plano de salvação da economia, no montante de 1,9 biliões (milhão de milhões) de dólares (1,6 biliões de euros).
O presidente da Fed, Jerome Powell, garantiu hoje, durante um discurso no Economic Club, em Nova Iorque, que a sua instituição ia manter a política, apesar de haver quem receasse uma aceleração da inflação e um sobreaquecimento da economia.
Esta preocupação, contudo, choca com um mercado de trabalho que, nas palavras de Powell, está "muito longe" de estar sólido e que podem ter de passar anos antes de regressar ao pleno emprego em que se encontrava antes da pandemia.
Por outro lado, os investidores estiveram a seguir a divulgação de resultados de várias empresas cotadas relevantes.
A Coca-Cola, que integra o Dow Jones, fechou em baixa de 0,20%, depois de ter apresentado um recuo de vendas e lucros no último trimestre do ano e apesar de se ter mostrado otimista para o futuro.
Já a Twitter superou as expectativas pela positiva, com um volume de negócios de 1,3 mil milhões de dólares e um lucro de 222 milhões de dólares, e fechou com uma valorização de 13,20%.
A Lyft, que disponibiliza viaturas com motorista, apresentou perdas abaixo do esperado e receitas acima do previsto, acabando a subir 4,79%.
Apesar de divulgar vendas sólidas das suas bonecas, designadamente da Barbie, no quarto trimestre, o fabricante de brinquedos Mattel recuou 2,07%.
Por fim, a informação divulgada pela General Motors indicou boas vendas no final do ano mas as suas previsões, afetadas pela penúria de semicondutores, que abala indústria automóvel, dececionaram e a ação acabou em baixa de 2,21%.