A Central Hidroeléctrica de Cahora Bassa S.A. (HCB), o maior produtor independente de energia da região sul de África, registou uma produção hidroenergética de 6.876,74 GWh no primeiro semestre deste ano. A produção registada corresponde a 99,6% da produção planeada para o primeiro semestre de 2021.
Escrita Por: Administração | Publicado: 4 years ago | Vizualizações: 2 | Categoria: Economia
Este desempenho é um corolário do empenho dos funcionários da HCB no planeamento e execução de actividades para reforçar a operação e manutenção do equipamento na cadeia de produção, e na disponibilidade de equipamento dos seus principais clientes, EDM, Eskom, e ZESA.
No que respeita aos níveis hidrométricos, no final do primeiro semestre, a quota do reservatório situava-se a 324,36 metros acima do nível médio do mar, o que corresponde a um armazenamento de 91,74%, uma posição confortável para os planos de produção da empresa para a segunda metade.
A HCB continua a ser uma empresa financeiramente estável, como evidenciado pelos indicadores de desempenho operacional e financeiro, que se encontram dentro dos padrões planeados para o período.
A empresa está a implementar projectos de modernização do sistema de produção de electricidade, tendo também cumprido as suas obrigações para com os seus accionistas e fornecedores de bens e serviços. Leva a cabo acções de responsabilidade social das empresas e paga impostos e taxas de concessão.
No período subsequente, a empresa continuará a esforçar-se por atingir a meta de produção anual de 14.125,53 GWh, e por implementar, com o máximo rigor, o protocolo sanitário visando a prevenção, mitigação e contenção da pandemia da COVID-19 a nível da comunidade da Vila do Songo, ao mesmo tempo que realiza análises constantes e periódicas do seu impacto [Covid-19] no desempenho operacional da empresa.
Fonte: Club of Mozambique