Angola: Tesouro Coloca 1,1 MM$ no Mercado Cambial no Terceiro Trimestre
OMinistério das Finanças de Angola reforçou a sua intervenção no mercado cambial, disponibilizando cerca de 1,1 mil milhões de dólares no terceiro trimestre de 2024. Este valor representa um aumento superior a 100% em relação ao mesmo período de 2023, quando o total acumulado do ano foi de 1,5 mil milhões de dólares
Escrita Por: Administração |
Publicado: 5 days ago |
Vizualizações: 21876 |
Categoria: Economia, Finanças e Negócio.
No acumulado de 2024, as vendas do Tesouro Nacional já somam 2,5 mil milhões de dólares, um crescimento de 66% em comparação ao ano anterior. Entre os principais compradores no terceiro trimestre estão o Banco Angolano de Investimento (BAI), com 23%, o Banco Keve, com 19%, e o Banco de Fomento Angola (BFA), com 18%.
Os dados do Ministério das Finanças mostram que a participação do Tesouro Nacional no mercado cambial aumentou de 15% em 2023 para 18% em 2024, embora tenha sido de 35% em 2022. Esta estratégia visa estabilizar a economia e reduzir a pressão sobre a moeda nacional, o kwanza.
O economista Garcia Cabuico destacou a importância desta intervenção para reduzir atrasos nas operações cambiais e conter a desvalorização do kwanza. Segundo ele, a oferta regular de divisas pelo Tesouro Nacional e pelo Banco Nacional de Angola (BNA) ajuda a equilibrar o mercado e pode levar à redução dos preços dos produtos básicos, beneficiando as famílias.
“A aproximação da quadra festiva já deveria reflectir uma diminuição dos preços em diversas superfícies comerciais”, afirmou Cabuico, sublinhando a importância de políticas monetárias consistentes para aliviar a pressão sobre os consumidores.
Fonte: natxos.com