Governo Investe 52 Milhões de Meticais em Nova Ponte Sobre o Rio Save
O Governo destinou um valor de 52 milhões de meticais para os serviços de consultoria que irão desenvolver o anteprojecto e supervisionar as obras de construção de uma nova ponte sobre o rio Save.
Escrita Por: Administração |
Publicado: 1 month ago |
Vizualizações: 146 |
Categoria: Economia
De acordo com o jornal notícias, a infra-estrutura irá ligar os distritos de Massingir, na província de Gaza, a Mussurize e Machaze, em Manica, criando uma via alternativa à Estrada Nacional Número Um (N1).
Esta nova ponte está alinhada com a estratégia do Governo de reduzir a dependência do País da N1, a principal via rodoviária entre o Sul e o Norte de Moçambique. A estrada alternativa que será desenvolvida desempenhará um papel crucial na melhoria da conectividade entre estas regiões, passando por localidades como Macie, Chókwè, Guijá, Mabalane, Mapai, Massingir, Mussurize, Chimoio, e alcançando Muxúnguè ou Inchope. Com esta nova rota, as distâncias percorridas por quem viaja do Norte da província de Gaza serão significativamente reduzidas.
Outras Notícias Para Ler
Daron Acemoglu, Simon Johnson e James Robinson Vencem Prémio Nobel de Economia 2024
Daron Acemoglu, Simon Johnson e James Robinson Vencem Prémio Nobel de Economia 2024
14 de Outubro, 2024
“Actividade do Sector Privado Continuou a Aumentar em Julho” — PMI do Standard Bank
À Semelhança do Millennium Bim, Standard Bank e BCI Com Novos Inspectores Residentes Indicados Pelo Banco Central
14 de Outubro, 2024
África: Afreximbank Lança Centro da Diáspora Africana em Nova Iorque
Namíbia: Afreximbank Acolhe Seminário de Financiamento do Comércio
14 de Outubro, 2024
África: Banco Mundial Defende Energia e Educação Como Prioridades Essenciais
14 de Outubro, 2024
Os serviços de consultoria já adjudicados abrangem a elaboração do anteprojecto da ponte e a fiscalização da sua construção, incluindo os acessos na Estrada R441, que atravessa as províncias de Gaza e Manica. A empresa Civil e Planning Group Moçambique foi seleccionada para a execução deste contrato.
a d v e r t i s e m e n t
A construção desta nova infra-estrutura poderá ser integrada no próximo Programa Quinquenal do Governo, a ser discutido e aprovado pela Assembleia da República. Esta integração tem como objectivo assegurar a alocação de fundos necessários à concretização do projecto, considerado vital para melhorar a mobilidade de pessoas e o transporte de mercadorias entre o Sul e o Centro do País.
O processo de mobilização de financiamento para a construção da ponte já está em andamento, pois as autoridades reconhecem a necessidade urgente de diversificar as rotas de transporte em território nacional. A dependência da N1 tem gerado dificuldades na circulação, especialmente quando surgem problemas ou interrupções que afectam a única via principal de ligação entre o Sul e o Norte do País.