MAIS 24 postos administrativos de sete províncias terão, brevemente, obras com vista à sua ligação à rede nacional de energia eléctrica dentro dos esforços para a universalização do acesso ao recurso, a ser alcançada até 2030.
Escrita Por: Administração | Publicado: 3 years ago | Vizualizações: 44 | Categoria: Sociedade
Trata-se de Impere, Kwekwe, Mavala, em Balama, e Mirate, em Montepuez, na província de Cabo Delgado; Mitande e Luciete, em Mandimba, Nairubi, em Majune, e Maiaca, distrito em Maua, no Niassa; bem como Calipo, em Mogovolas, Nihessiue, em Murrupula, Inteta, distrito de Nacarôa, Aube e Angoche, na província de Nampula.
Da lista consta também Tacuane, Munhamade, em Lugela, e Nabúri, em Pebane, na Zambézia, Chioco, em Changara, e Kazula, no distrito de Chiúta, Tete, Mulima, em Chemba, e Galinha, em Muanza, na província de Sofala.
A região Sul contempla Urrene, em Panda, Zinave, distrito de Mabote, e Pembe, em Homoíne, na província de Inhambane.
Para o efeito, a Electricidade de Moçambique (EDM) lançou, esta semana, concursos públicos para a electrificação, trabalhos que contemplam, no global, a montagem de 776 quilómetros de linhas de média tensão e 230 de baixa tensão, 116 postos de transformação e 3600 lâmpadas para iluminação pública.
Uma nota da empresa pública de electricidade garante que pelo menos 27 mil novos consumidores deverão ser ligados à rede como o culminar da electrificação dos 24 postos administrativos de sete províncias do país.
Os projectos de electrificação dos 24 postos administrativos estão agrupados em dois concursos. O primeiro, que encerra a 5 de Março, pretende seleccionar empreiteiros para 20 postos e o outro, cujo fecho será três dias depois, visa a ligação de Impire, Kwekwe, Mitande e Luciete.
O Governo estabeleceu para o presente mandato a electrificação de 135 postos administrativos que estavam ainda às escuras. Destes, 94 devem ser electrificados através da rede nacional de energia eléctrica e os restantes 41 por via de sistemas isolados, incluindo painéis solares.
Dos 94 entregues à EDM, 10 foram electrificados de 2019 ao ano passado, altura em que arrancaram obras de ligação de 13.