Organização Meteorológica Mundial (OMM) definiu 2020 como um dos três anos mais quentes já registrados

A Terra continuou a sofrer um período de aquecimento significativo em 2020, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM). A Avaliação da OMM provisória sugere que este ano será um dos três mais quentes, logo atrás de 2016 e 2019.


Escrita Por: Administração | Publicado: 3 years ago | Vizualizações: 2243 | Categoria: Ambiente


Os seis anos mais quentes em registros globais, que remontam a 1850, agora ocorreram desde 2015. O calor mais notável foi no Ártico Siberiano, onde as temperaturas estavam 5 ° C acima da média.

Como sabemos a temperatura para 2020 quando o ano ainda não acabou?

Para calcular o aumento anual das temperaturas para seu relatório do Estado do Clima, a WMO usa informações de cinco conjuntos de dados globais diferentes.

Eles então comparam as leituras modernas com as temperaturas tomadas entre 1850-1900. Este valor de referência é às vezes referido como níveis pré-industriais.

Com dados disponíveis de janeiro a outubro deste ano, a OMM afirma que 2020 está definido para cerca de 1,2 ° C acima da linha de base, mas com uma margem de erro de 0,1 ° C.

Todos os cinco conjuntos de dados atualmente têm 2020 como o segundo mais quente, atrás de 2016 e antes de 2019, com base em comparações com períodos semelhantes em anos anteriores.

Esses números relativamente semelhantes de temperatura global registrados nos últimos anos escondem diferenças consideráveis ​​em nível local.

Em 2020, a Sibéria viu temperaturas em torno de 5C acima da média, o que culminou em uma leitura de 38C em Verkhoyansk no dia 20 de junho, que é provisoriamente a temperatura mais alta conhecida registrada em qualquer lugar ao norte do Círculo Polar Ártico. Janeiro a outubro também foi o período mais quente já registrado na Europa.

A OMM afirma que o aquecimento continua a causar o derretimento em muitas partes do mundo, incluindo a Groenlândia, onde cerca de 152 bilhões de toneladas de gelo foram perdidas da camada de gelo no ano até agosto de 2020.

Ocorreram 30 tempestades nomeadas durante a temporada de furacões do Atlântico Norte, quebrando o recorde de número de tais eventos.

Impacto do Aquecimento na natureza

  • De acordo com um novo relatório da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), as mudanças climáticas são agora a maior ameaça aos mais importantes patrimônios mundiais;
  • A IUCN afirma que 83 desses locais estão agora ameaçados pelo aumento das temperaturas, incluindo a Grande Barreira de Corais, onde o aquecimento do oceano, a acidificação e o clima extremo contribuíram para um declínio dramático.

 


FONTE: Jornal BBC News, edição de 02 de Novembro de 2020, Disponível em <https://www.bbc.com/news/science-environment-55150910>

Partilhar
Comentarios
Publicidade
Publicidade