Os preços do petróleo bruto atingiram seus níveis mais alto durante 2020.

O site informativo Money control, o petróleo está em alta em 8 meses, mas o aumento das plataformas dos EUA, o aumento da produção da Líbia e as preocupações com a pandemia podem limitar a alta.


Escrita Por: Redação | Publicado: 3 years ago | Vizualizações: 44 | Categoria: Economia


Olhando para o futuro, as esperanças de vacinas e o otimismo sobre a recuperação econômica global continuam a oferecer suporte de nível inferior aos preços.

Os preços do petróleo bruto atingiram seu nível mais alto desde março de 2020 na esperança de que as vacinas COVID bem-sucedidas possam levar à rápida recuperação econômica global e, assim, aumentar a demanda por petróleo. A demanda firme de refinarias da China em meio ao cumprimento recorde da OPEP + e a esperança de mais cortes no fornecimento também apoiaram os preços.

O petróleo de referência global NYMEX subiu acima de US $ 46 o barril na semana passada, enquanto seu equivalente asiático Brent subiu para quase US $ 50 o barril. Enquanto isso, os preços futuros domésticos da plataforma MCX subiram mais de 32 por cento em relação às mínimas da primeira semana em novembro.

Os preços do petróleo despencaram em território negativo em abril devido a fatores como altos contratos em aberto e fatores fundamentais como a falta de opções de armazenamento e uma queda acentuada na demanda devido à pandemia de coronavírus. No entanto, os preços voltaram gradualmente ao otimismo em relação às perspectivas econômicas globais.

Segundo o site Money Control, testes de vacinas bem-sucedidos diminuem o risco do caminho de volta ao normal no mercado global de petróleo. Recentemente, três grandes empresas farmacêuticas - AstraZeneca, Pfizer Inc e Moderna - anunciaram o progresso de uma vacina e podemos esperar que ela seja lançada até o final do ano. As esperanças de uma transição de liderança bem-sucedida nos Estados Unidos depois que o presidente eleito Joe Biden recebeu sinal verde também melhorou o sentimento do mercado.

A expectativa de que a Opep possa estender seu plano de corte de produção nos próximos meses atraiu mais interesse de especuladores no petróleo. A recente reunião da OPEP ocorreu com amplo apoio para uma extensão de três meses do nível atual de cortes na produção de petróleo. No entanto, o grupo OPEP + - Organização dos Países Exportadores de Petróleo, Rússia e outros - terá uma reunião plena nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro para decidir a política de produção para o próximo ano.

O grupo OPEP + cumpriu 101 por cento com os cortes na produção de petróleo em outubro, mantendo um alto nível de conformidade antes das reuniões cruciais do final deste mês. Em setembro, o cumprimento geral dos participantes do pacto OPEP + foi de 102 por cento, o maior desde maio de 2020.

O aumento da atividade de refinaria da China também ajudou o sentimento do mercado. A produção da refinaria da China em outubro bateu recorde, a produção de petróleo bruto da China aumentou 2,6 por cento em outubro em relação ao ano anterior para o nível mais alto de sempre, uma vez que a demanda por combustível se firmou em fortes viagens de férias. O país processou 59,82 milhões de toneladas de petróleo bruto em outubro, o equivalente a 14,09 milhões de barris por dia (bpd), segundo dados do National Bureau of Statistics (NBS).

 


FONTE: site Money Control edição de 30 de Novembro de 2020, Disponível <https://www.moneycontrol.com/news/business/commodities/crude-oil-at-8-month-high-but-rising-us-rigs-increased-libya-production-pandemic-worries-may-limit-upside-6170121.html?utm_source=flipboard&utm_medium=referral&utm_campaign=flipboard-magazine>

Partilhar
Comentarios
Publicidade