"A crise do coronavírus pode estar causando uma agitação econômica generalizada em todo o mundo, mas as maiores empresas de tecnologia do mundo estão prosperando.”, Afirmação da BBC news.
De acordo com as informações providas pelas próprias empresas, e pela classificação do jornal BBC news, verificou-se que as vendas da Amazon subiram 40% nos três meses encerrados em junho, enquanto a Apple registrou um aumento nas compras de seus iPhones e outros hardwares. No Facebook, o número de pessoas em suas plataformas, que incluem WhatsApp e Instagram, saltou 15%.
Os ganhos das empresas repartem-se do seguinte modo:
Para Amazon:
- O lucro trimestral de US $ 5,2 bilhões (US $ 4 bilhões) foi o maior desde o início da empresa em 1994 e ocorreu apesar dos pesados gastos em equipamentos de proteção e outras medidas devido ao vírus;
- As vendas da empresa de comércio eletrônico subiram 40% nos três meses findos em 30 de junho, para US $ 88,9 bilhões (67,9 bilhões de libras), seu maior crescimento ano a ano em anos. Os lucros aumentaram de US $ 5,2 bilhões para US $ 5,2 bilhões no mesmo período de 2019.
- A enxurrada de compras on-line reduziu a capacidade da empresa. A Amazon contratou cerca de 175.000 pessoas no trimestre e está trabalhando para expandir seu espaço de armazém em antecipação ao crescimento contínuo.
Para Apple:
- As receitas trimestrais aumentaram 11% ano a ano, para US $ 59,7 bilhões;
- A mudança para o trabalho e a escola remotos ajudou a impulsionar a demanda por novos dispositivos, como Macs e iPads, ambos com ganhos de dois dígitos. Os lucros atingiram US $ 11,25 bilhões, acima dos US $ 10 bilhões no mesmo período do ano anterior;
Para o Facebook:
- As receitas aumentaram 11% - mais lentamente que em outros trimestres -, mas ainda estavam acima das expectativas dos analistas, pois as pequenas empresas continuaram recorrendo à empresa para anunciar. Os lucros da empresa atingiram quase US $ 5,2 bilhões no trimestre;
- A empresa disse que 2,4 bilhões de pessoas estavam ativas em suas plataformas de mídia sociais e aplicativos de mensagens em média em junho, um aumento de 15% em relação ao ano passado. Isso incluiu quase 1,79 bilhão de usuários ativos diários no Facebook, um aumento de 12% em relação ao ano anterior;
Para Google e Youtube:
- Foi o mais fraco dos quatro;
- A receita foi de US $ 38,3 bilhões, uma queda de 2% em relação ao ano anterior, com as empresas cortando os gastos com publicidade. Foi o primeiro declínio anual da receita trimestral para o gigante das buscas, desde que o Google se tornou uma empresa de capital aberto em 2004;
- Os lucros caíram cerca de 30% ano a ano, para aproximadamente US $ 7 bilhões. Mas mesmo essas quedas falharam em perturbar analistas, que esperavam danos.
FONTE: Jornal BBC news, edição de 30 de Julho de 2020, disponível em: <https://www.bbc.com/news/business-53602596>