Karingani Game Reserve Apresenta os Primeiros Graduados em Hotelaria e Turismo • Quotidiano Poupado
O South African College for Tourism (SACT) em Graaff-Reinet, África do Sul, acolheu no pretérito dia 6 de Dezembro, um momento histórico para a conservação e turismo em Moçambique: a protocolo de graduação dos primeiros 23 jovens moçambicanos financiados pelos parceiros fundadores da Karingani Game Reserve, Stephen e Maggie Lansdown, num montante global de dois milhões de dólares para os primeiros dois anos do programa.
Escrita Por: Administração |
Publicado: 3 weeks ago |
Vizualizações: 40833 |
Categoria: Economia
De consonância com um expedido da Karingane, é o culminar de um programa de formação que durou um ano em áreas estratégicas uma vez que a hotelaria, a conservação e o rastreio de vida selvagem (vegetais e animais), beneficiando jovens das comunidades de Magude (província de Maputo) e Massingir (província de Gaza).
Segundo Mateus Mutemba, director Executivo da Karingani Game Reserve, “esta graduação marca o início de uma era transformadora para os sectores do turismo e da conservação da natureza em Moçambique. Ao investir na formação de jovens locais numa região com um potencial significativo para o turismo fundamentado na vida selvagem, um potencial inexplorado e outrora um ponto crítico de operosidade proibido relacionada com a vida selvagem, inclusive envolvendo a juventude, lança-se bases para um ecoturismo sustentável que se alinha com as políticas nacionais de desenvolvimento do turismo e conservação.”
Mutembra acrescentou ainda que “a Karingani continuará a concordar estes graduados, assegurando a sua integração no mercado de trabalho e maximizando o impacto desta iniciativa. Temos o prazer de anunciar que todos os graduados deste grupo serão alocados à Karingani Game Reserve, ao Parque Pátrio da Gorongosa e ao Drostdy Hotel na África do Sul.”
Já o governador da província de Maputo, Manuel Tule, aproveitou a ocasião para expressar o seu reconhecimento aos parceiros do Karingani Game Reserve e à South African College for Tourism (SACT) pelo espeque oferecido ao processo de formação dos 23 jovens: “Levante acto é uma prova lúcida do compromisso assertivo na elevação da qualidade do capital humano, para a gestão turística que conta com um efectivo laboral cumulativo de 19 932 técnicos, e para a gestão das áreas de conservação da vida selvagem, dando mais ímpeto na resposta ao conflito homem-fauna bravia, o nosso duelo mais premente nas comunidades.”
É o culminar de um programa de formação que durou um ano em áreas estratégicas uma vez que a hotelaria, a conservação e o rastreio de vida selvagem
Por seu vez, a governadora da província de Gaza, Margarida Mapandzene Chongo, destacou a relevância da iniciativa: “Os jovens graduados constituem um enorme conforto para as comunidades de proveniência, de forma privado, pois é importante que estas sintam em primeira risca as vantagens da implantação de empreendimentos desta natureza no seu meio. Com a formação destes quadros, que confiamos ser de qualidade de gabarito internacional, acreditamos que saímos a lucrar em termos de prestação de serviços do sector do turismo e, o mais importante, na garantia do poder parcimonioso na medida em que asseguramos mais postos de trabalho para os nossos jovens.”
A parceria com a SACT proporcionou uma plataforma para o desenvolvimento de competências e a inclusão social, garantindo que os licenciados emerjam uma vez que líderes na prestação de serviços de subida qualidade, destaca-se no expedido.
Deolinda Ngovene, uma das graduadas, disse que elogiou a iniciativa: “É louvável porque proporcionou um ano de aprendizagem ao lado de pessoas que falam uma língua dissemelhante. Inicialmente, a aprendizagem foi muito difícil devido à barreira da língua inglesa. Agora, somos fluentes em inglês e estamos prontos para entrar no mercado de trabalho. À Karingani Game Reserve, quero expressar os meus sinceros agradecimentos por esta oportunidade. Vou levar muitos conhecimentos para Moçambique.”
Também Aldo Valói, formado em rastreio da vida selvagem, partilhou a sua experiência: “Aprendi muito sobre a vida selvagem e os animais, o que foi fundamental para mim, pois não sabia zero sobre a superfície. Adquiri conhecimentos essenciais sobre o comportamento dos animais e os seus nomes. Esta experiência também me fez saber uma novidade cultura. Planeio utilizar as minhas competências em Moçambique para educar e sensibilizar para a preservação da vida selvagem.”
A Karingani Game Reserve reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e vai continuar a liderar iniciativas que promovam as comunidades locais, posicionando o país uma vez que uma referência em turismo de subida qualidade. A prova deste compromisso é a selecção de um segundo grupo de 23 estudantes das comunidades que iniciarão a sua formação na SACT em Janeiro de 2025.
No final da protocolo, houve uma entrega de prémios aos estudantes que se destacaram ao longo da formação.
Fonte: https://natxos.com/economia-e-financas/karingani-game-reserve-apresenta-os-primeiros-graduados-em-hotelaria-e-turismo-diario-economico/