Moçambique Recebeu Este Ano Nove Navios de Cruzeiro Com Quase 4500 Turistas
O relatório de execução orçamental revelou que Moçambique recebeu este ano nove navios de cruzeiro, com um total de 4492 passageiros provenientes de países asiáticos e europeus. De acordo com o documento, os números referem-se aos primeiros nove meses do ano, antes das manifestações convocadas pelo candidato presidencial do Podemos, Venâncio Mondlane.
Escrita Por: Administração |
Publicado: 6 days ago |
Vizualizações: 19924 |
Categoria: Economia
“Das embarcações desembarcaram 2069 turistas que visitaram as atracções turísticas e degustaram a gastronomia típica”, indicou o relatório.
Segundo o mesmo, no período em análise, o sector do turismo registou a entrada em funcionamento no País de 157 empreendimentos, dos quais 46 de alojamento, 83 de restauração e bebidas e 28 agências de viagens.
Entretanto, esta semana, os empresários moçambicanos alertaram para o cancelamento de reservas e a redução “da confiança” dos turistas, em consequência das paralisações e das manifestações de contestação aos resultados das eleições gerais de 9 de Outubro.
“Esta situação das manifestações é má para o País, para a economia e para o turismo em especial, porque as reservas estão a ser canceladas por completo, o índice de confiança dos turistas fica afectado”, disse o responsável pelo pelouro da Hotelaria, Restauração e Turismo da Confederação das Associações Económicas (CTA), Muhammad Abdullah.
O dirigente avançou ser “prematuro falar dos números referentes aos prejuízos tendo em conta as manifestações”, mas adiantou que será necessário um trabalho de marketing para recuperar a confiança dos turistas.
Nesta segunda-feira, 11 de Novembro, Mondlane apelou a um novo período de manifestações nacionais em Moçambique, durante três dias, a partir de quarta-feira, em todas as capitais provinciais, como contestação ao processo eleitoral.
“Vamos manifestar-nos nas fronteiras, nos portos e nas capitais provinciais. Em todas as 11 capitais provinciais vamos paralisar todas as actividades para que percebam que o povo está cansado”, apelou Venâncio Mondlane, numa transmissão em directo na sua conta oficial na rede social Facebook.
O candidato destacou que a quarta etapa de manifestações terá “várias fases”. “Durante três dias vamos manifestar-nos. Depois faremos uma pausa. Pedimos a concentração da população de todos os distritos. Os protestos devem ser alargados aos portos e às fronteiras do País e aos corredores de transporte que ligam estas infra-estruturas. Apelamos à adesão dos camionistas”.
Os empresários moçambicanos estimaram em 24,8 mil milhões de meticais (354 milhões de euros) os prejuízos causados em dez dias de paralisações e manifestações, frisando ainda que 151 unidades empresariais foram vandalizadas.
Fonte: https://natxos.com/mocambique-recebeu-este-ano-nove-navios-de-cruzeiro-com-quase-4500-turistas/