Portos London Gateway e Tilbury licitaram 'porto livre' com a fábrica da Ford

Dois grandes portos no estuário do Tâmisa uniram forças na tentativa de se tornar uma nova área de "porto livre" que os patrões afirmam que pode gerar empregos e investimentos.


Escrita Por: Administração | Publicado: 3 years ago | Vizualizações: 20 | Categoria: Economia


O Thames Freeport incluiria os portos de Tilbury e London Gateway, em Essex, bem como a fábrica da Ford em Dagenham mais a oeste.

O governo pretende criar 10 portos livres em todo o Reino Unido e anunciará suas opções em março.

O status de porto livre permitiria que a área trabalhasse fora das regras alfandegárias normais.

Alan Shaoul, dos proprietários da London Gateway, DP World, disse que isso "permitiria o comércio com o resto do mundo".

Ele disse que os portos livres seriam "uma forma eficaz de sustentar a economia da Grã-Bretanha pós-Brexit e pós-Covid".

Stuart Wallace, da Forth Ports, dona do Porto de Tilbury, disse que a área se concentrará em "logística verde e produção de energia limpa" e "garantirá que o estuário do Tamisa continue sendo um ímã para investimentos".

Cerca de 16 milhões de toneladas de carga passam pelo porto de Tilbury a cada ano, tornando-o o maior porto do Tamisa.

O London Gateway foi inaugurado em novembro de 2013 e possui seu próprio parque logístico e terminal ferroviário.

Se a oferta conjunta for aceita pelo governo, a equipe por trás dela alegou que ela poderia criar até 25.000 novos empregos e £ 5,1 bilhões em valor agregado bruto.

O consórcio de empresas, grupos empresariais e conselhos disse que havia 1.700 acres de terras para desenvolvimento dentro da área potencial de freeport.

O que são portas livres?

Também chamadas de zonas de livre comércio, são áreas designadas onde não se aplicam as regras normais de impostos e tarifas do país em que estão baseadas.

Eles permitem que bens sejam importados, fabricados e reexportados sem estarem sujeitos a cheques, papelada ou impostos de importação, conhecidos como tarifas.

Isso significa que as matérias-primas podem ser importadas e, em seguida, transformadas em produtos inteiros para exportação.

Normalmente, as empresas que operam na zona pagam impostos mais baixos, como IVA reduzido e taxas de imposto de trabalho mais baixas.

Mas os críticos argumentam que eles simplesmente adiam o momento em que as tarifas de importação são pagas, que ainda precisam ser pagas em algum momento.

Ambos Barking and Dagenham Council e Thurrock Council apóiam a oferta, disse o consórcio.

A área do porto livre também incluiria o Thames Enterprise Park em Stanford-le-Hope, bem como a fábrica de motores da Ford em Dagenham.

O Dr. Graham Hoare, da Ford da Grã-Bretanha, disse que a área do porto franco "nos permitiria considerar uma série de outras oportunidades de negócios na propriedade de Dagenham no futuro".

A fábrica está na cidade de East London desde 1931 e emprega cerca de 1.800 trabalhadores.

Partilhar
Comentarios
Publicidade