Dois grandes portos no estuário do Tâmisa uniram forças na tentativa de se tornar uma nova área de "porto livre" que os patrões afirmam que pode gerar empregos e investimentos.
Escrita Por: Administração | Publicado: 3 years ago | Vizualizações: 20 | Categoria: Economia
O Thames Freeport incluiria os portos de Tilbury e London Gateway, em Essex, bem como a fábrica da Ford em Dagenham mais a oeste.
O governo pretende criar 10 portos livres em todo o Reino Unido e anunciará suas opções em março.
O status de porto livre permitiria que a área trabalhasse fora das regras alfandegárias normais.
Alan Shaoul, dos proprietários da London Gateway, DP World, disse que isso "permitiria o comércio com o resto do mundo".
Ele disse que os portos livres seriam "uma forma eficaz de sustentar a economia da Grã-Bretanha pós-Brexit e pós-Covid".
Stuart Wallace, da Forth Ports, dona do Porto de Tilbury, disse que a área se concentrará em "logística verde e produção de energia limpa" e "garantirá que o estuário do Tamisa continue sendo um ímã para investimentos".
Cerca de 16 milhões de toneladas de carga passam pelo porto de Tilbury a cada ano, tornando-o o maior porto do Tamisa.
O London Gateway foi inaugurado em novembro de 2013 e possui seu próprio parque logístico e terminal ferroviário.
Se a oferta conjunta for aceita pelo governo, a equipe por trás dela alegou que ela poderia criar até 25.000 novos empregos e £ 5,1 bilhões em valor agregado bruto.
O consórcio de empresas, grupos empresariais e conselhos disse que havia 1.700 acres de terras para desenvolvimento dentro da área potencial de freeport.
O que são portas livres?
Também chamadas de zonas de livre comércio, são áreas designadas onde não se aplicam as regras normais de impostos e tarifas do país em que estão baseadas.
Eles permitem que bens sejam importados, fabricados e reexportados sem estarem sujeitos a cheques, papelada ou impostos de importação, conhecidos como tarifas.
Isso significa que as matérias-primas podem ser importadas e, em seguida, transformadas em produtos inteiros para exportação.
Normalmente, as empresas que operam na zona pagam impostos mais baixos, como IVA reduzido e taxas de imposto de trabalho mais baixas.
Mas os críticos argumentam que eles simplesmente adiam o momento em que as tarifas de importação são pagas, que ainda precisam ser pagas em algum momento.
Ambos Barking and Dagenham Council e Thurrock Council apóiam a oferta, disse o consórcio.
A área do porto livre também incluiria o Thames Enterprise Park em Stanford-le-Hope, bem como a fábrica de motores da Ford em Dagenham.
O Dr. Graham Hoare, da Ford da Grã-Bretanha, disse que a área do porto franco "nos permitiria considerar uma série de outras oportunidades de negócios na propriedade de Dagenham no futuro".
A fábrica está na cidade de East London desde 1931 e emprega cerca de 1.800 trabalhadores.